20/08/2025 às 15h15 - Atualizado em 20/08/2025 às 15h15

Ceilândia ganha reforço de mais de 2 mil alunos do RenovaDF na manutenção de equipamentos públicos

COMPARTILHAR

Maior cidade do DF será beneficiada com mão de obra qualificada que atuará na recuperação de praças, quadras de esportes e manutenção de parquinhos.

O maior programa de qualificação profissional do país, o RenovaDF, iniciou nesta terça-feira (19) o terceiro ciclo de 2025 em Ceilândia, reunindo 2.033 alunos no Ginásio da Guariroba. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e alia capacitação profissional ao benefício direto para a comunidade.

Os participantes recebem aulas teóricas de auxiliar de manutenção na área da construção civil, com noções de carpintaria, jardinagem, elétrica, encanamento, serralheria e alvenaria. A carga horária mínima é de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, com até 20 horas semanais.

O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, destacou o impacto da ação na cidade. “Além de oferecer qualificação e oportunidade de renda para a nossa população, o programa também transforma os espaços públicos. Aqui em Ceilândia, os alunos do RenovaDF vão atuar na manutenção de quadras, praças e áreas de lazer, melhorando diretamente a vida de milhares de moradores”, ressaltou.

Com a nova etapa, Ceilândia — maior cidade do Distrito Federal — reforça sua posição como polo de formação de mão de obra qualificada, unindo inclusão social, geração de renda e melhoria dos espaços coletivos.

Ao mesmo tempo, a formação inclui a aplicação prática do aprendizado na recuperação de equipamentos públicos. Nesta etapa, Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto terão praças, quadras de esportes e outros espaços reformados pelos alunos. Além da capacitação, cada participante recebe uniforme, lanche e uma bolsa de auxílio financeiro ao longo dos três meses de curso.