09 de janeiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/12/24 às 20h00 - Atualizado em 4/12/24 às 18h01

Alunos do projeto Programadores de Futuro recebem certificados de conclusão de curso no DF

COMPARTILHAR

Na última segunda-feira (2), foram entregues os certificados do projeto Programadores de Futuro, feito pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) em parceria com o Instituto Formando Campeões para a Vida. Realizada no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a solenidade contou com a presença de 344 formandos de um total de 470 alunos.

Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou os impactos dos avanços tecnológicos recentes na economia. “Hoje, estamos diante de um novo cenário em função dos últimos avanços tecnológicos e das soluções inovadoras desenvolvidas. As dez maiores empresas do mundo são do setor de tecnologia. Por isso, acredito que a criação de novos negócios e startups tem o potencial de mudar uma cidade e uma nação”, afirmou.

Ao se dirigir aos formandos, Reisman ressaltou a importância do empreendedorismo e aconselhou os estudantes: “Considerem o empreendedorismo como uma opção de carreira. Não tenham medo de se arriscar e formar suas empresas, startups e novos produtos. Tenho certeza de que esta decisão pode mudar o futuro do Distrito Federal”, finalizou.

Com o objetivo de incentivar a formação em áreas tecnológicas e empregabilidade, o projeto atendeu a 13 escolas da rede pública (CE 01 Itapoã, CEM 01 Paranoá, CEMI Taguatinga, CED 7 Ceilândia, CEM 9 Ceilândia, CED 16 Ceilândia, CED 416 Santa Maria, CEM 404 Santa Maria, CED 308 Recanto das Emas, CED 619 Samambaia e CEM 414 Samambaia) e ofereceu curso presencial de computação. Durante as aulas, os estudantes aprenderam a programar, desenvolver sites e sistemas web.

Além dos certificados entregues, o projeto possibilitou a reforma de nove laboratórios, a aquisição de duzentos e cinquenta computadores e o conserto de outros cento e oitenta equipamentos. Para 2025, a meta é alcançar 20 escolas e 4 mil estudantes inscritos. Na segunda etapa do projeto, também serão oferecidas mil bolsas de estudos em Inteligência Artificial pelo Google aos alunos.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF)

Mapa do site Dúvidas frequentes