04/09/2024 às 05h58 - Atualizado em 27/02/2025 às 16h01

GDF vai aplicar multa em caso de descarte irregular de lixo

COMPARTILHAR

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) oferece espaços adequados para descarte de restos de obra, podas de árvores, móveis velhos, recicláveis e até óleo de cozinha usado. Os papa-entulhos — tecnicamente chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) — são fundamentais no Distrito Federal, para preservação do meio ambiente e evitar o despejo de resíduos em áreas públicas.

Os papa-entulhos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 18h, e recebem até 1 m³ por descarga. Não é permitida a entrada de cargas de resíduos em caminhões e não são recebidos resíduos de serviços de saúde, lixo eletrônico, orgânico e industrial.

📍 QNN 29 Módulos G a K Área Especial, (Localizado no Núcleo de Limpeza do SLU de Ceilândia – Próximo ao Campus da Universidade IESB e do Ceilândia Mall).
📍 QNP 28/24, Área Especial – P Sul s/nº Área da Usina do SLU (Próximo ao Terminal Rodoviário do Setor P Sul e a Escola Classe 50 de Ceilândia).
📍 QNM 27, Lote C – (Próximo ao Pátio de Serviço da Administração Regional de Ceilândia e da Coordenação Regional de Ensino).

O governo do Distrito Federal (GDF) vai aplicar multas a quem jogar lixo nas ruas de maneira inadequada como parte das ações de combate à dengue. O descarte irregular de lixo e entulho em locais inadequados prejudica toda a população e favorece a proliferação do Aedes aegypti (mosquito da dengue), além de outros animais que podem causar doenças e riscos a saúde – como ratos, escorpiões, baratas.  

A punição para aqueles que insistirem em jogar lixo nas ruas, segundo o GDF, varia de notificações a multas que vão de R$ 2.799 até dez vezes esse valor, ou seja, R$ 27.799.

Com a aproximação do período chuvoso, aumentam as preocupações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Por isso, é importante verificar se não tem água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.