29 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/11/23 às 11h27 - Atualizado em 28/11/23 às 11h27

Drenagem e manejo de vias pluviais evitam enchentes em Ceilândia

COMPARTILHAR

 

Reparos que ocorrem simultaneamente em várias quadras da RA têm o objetivo de prevenir contra o período de chuvas

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza serviços de drenagem e manejo das vias pluviais em diversos conjuntos e quadras da Ceilândia, onde estão sendo feitas desobstruções e reposições, evitando enchentes, erosões e deslizamentos de terra na temporada de chuvas. Em vários conjuntos de quadras na QNM 10; na QNM 01, Conjunto D, e Condomínio Privê,  estão sendo feitos os reparos necessários.

De acordo com os responsáveis pelo serviço, a força-tarefa para a manutenção, desobstrução e limpeza de bocas de lobo tem o objetivo de prevenir contra o período de chuvas. Vale ressaltar que é feita também a manutenção de alguns pontos de drenagem que estavam comprometidos no Privê, na Via N3, próximo à Fundação Bradesco, onde havia um ponto de alagamento e existia uma invasão, que foi retirada. Está prevista a implantação de um sistema de amortecimento de água.

Estruturas e instalações nas vias urbanas destinadas ao escoamento das águas das chuvas, tais como sarjetas, bueiros (também chamados de bocas de lobo), galerias, dentre outras, desempenham papel fundamental para o bom funcionamento da cidade, principalmente em períodos com grandes volumes de chuvas. A principal função é minimizar os problemas, como enchentes, causados pelo excesso de água desses períodos.

Apesar do sistema de drenagem pluvial urbana passar despercebido pelos olhos da população, é importante que se evite obstruir os bueiros. Para isso, não se deve descartar lixo nas ruas, por exemplo, nem mesmo um pequeno pedaço de papel, pois, em algum momento, resíduos como esses chegarão nas bocas de lobo e se juntam a outros resíduos, o que provoca o entupimento do sistema de drenagem.

*Com informações da Novacap
 

Mapa do site Dúvidas frequentes