07 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
3/07/20 às 18h25 - Atualizado em 4/07/20 às 7h14

Ceilândia é contemplada com melhorias na iluminação pública

COMPARTILHAR

Ceilândia é contemplada com melhorias na iluminação pública

Após duas etapas de projetos pilotos, CEB lança o Programa Luz que Protege

 

Na tarde desta sexta-feira, (03.07), a maior cidade do Distrito Federal recebeu uma notícia para celebrar. A CEB, em parceria com a Secretaria de Obras, deu início ao Programa Luz que Protege, que objetiva aumentar a sensação de segurança da população através da revitalização da iluminação pública. O início das intervenções para melhoria na Iluminação Pública aconteceu na região do terminal rodoviário de Ceilândia, perto da Escola Classe 68 e Céu das Artes. 

Com as informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, o Luz que Protege dará prioridade para as áreas sensíveis aos maiores índices de criminalidade e tráfego de pessoas, como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, escolas, delegacias e praças.
“Nesse momento, temos 52 áreas levantadas em 23 regiões administrativas. Com essa parceria firmada com a Secretaria de Obras, temos uma previsão de aproximadamente R$ 12 milhões em investimento e quase 14 mil luminárias a serem eficientizadas”, afirma o presidente da CEB, Edison Garcia. “À medida que os projetos forem elaborados e executados, continuaremos a buscar novos pontos de atuação”, disse. 


O Luz que Protege contou com duas etapas como parte do projeto piloto. Na primeira etapa, realizada em janeiro desse ano, a CEB e o Departamento de Trânsito do DF revitalizaram quatro faixas de pedestres da QNM 18, em Ceilândia Norte. As luminárias convencionais foram substituídas por lâmpadas de LED e as pinturas no asfalto foram renovadas. 

Administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, diz que Ceilândia tem  necessidade de manutenção constante na rede de iluminação pública e que o novo projeto irá trazer mais qualidade de vida e segurança para a população. “Estamos dando uma atenção especial à cidade.Estamos com mutirão de melhorias na infraestrutura 
, o que contribui para a melhoria dos serviços prestados", ressalta. 

Com o lançamento do Programa, outras áreas de Ceilândia já estão previstas para a eficientização, como as QNP’s 12, 14, 16 26 e 28. 
Os recursos do Programa são provenientes da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros