04 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
6/03/20 às 14h08 - Atualizado em 6/03/20 às 14h08

Administração de Ceilândia recolhe 40 toneladas de lixo por dia na região

COMPARTILHAR

O mutirão de limpeza desde janeiro contempla terrenos públicos removendo móveis velhos, resto de obras, pneus e eletrodomésticos quebrados.

Dando continuidade às ações de manutenção na maior cidade do Distrito Federal, a Administração Regional de Ceilândia desde janeiro tem realizado um mutirão de limpeza e tirando das ruas cerca de 40 toneladas de lixo por dia. Diariamente terrenos e áreas públicas são contempladas com a retirada móveis velhos, resto de obras, pneus e eletrodomésticos quebrados.

Para a realização dos serviços são utilizadas 3 caçambas com capacidade de transportar, cada uma, entre 10 a 15 toneladas, e duas pás mecânicas. A Administração ressalta que a limpeza na maior cidade do DF tem sido constante e diariamente, mas muitas vezes os terrenos são limpos e voltam a ser sujos pela comunidade. Por isso, a Administração pede também o apoio da comunidade para não fazer o descarte irregular de lixo.
A Administração de Ceilândia ressalta que só na operação Ceilândia Limpa, que foi realizada entre os dias 6 a 17 de janeiro, foram retiradas mais de 10, 3 mil toneladas de entulho de terrenos e áreas públicas da cidade.

Legislação
A legislação vigente referente à Fiscalização de Limpeza Pública prevê a aplicação de multas para quem for pego jogando lixo em área pública que pode variar de R$ 114 a R$ 11 mil. Além disso, é considerado crime jogar em terrenos baldios ou becos qualquer tipo de resíduo, seja domiciliar, comercial, industrial, entulho de obra, restos de poda de árvores e plantas, entre outros, conforme Lei Distrital nº 972, de 11 de dezembro de 1995, que dispõe sobre à limpeza pública.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros