20 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais

“Taça Brasília de Golbol” conta com campeão Parapan-Americano de Ceilândia

6/09/19 às 12h24 - Atualizado em 6/09/19 às 12h34

A cidade de Ceilândia por meio da Administração Regional está recebendo a Taça Brasília de golbol. O evento esportivo acontece de hoje, dia 06 de Setembro até o dia 08, domingo. 

Nesta manhã de sexta-feira, dia 06, fomos até o Ginásio da Guariroba, acompanhar algumas partidas da competição e tivemos a oportunidade de acompanharmos a disputa entre os times do Santos e o Uniace. Por incrível que pareça, no time do Santos, que saiu vitorioso, vencendo o time rival por 10×5, a grande estrela do time é o atleta Leomon Moreno, que é considerado o maior talento brasileiro da modalidade.

Leomon Moreno, é jogador da seleção brasileira masculina de golbol, e é natural da maior cidade do DF, Ceilândia. Recentemente, o atleta participou dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. De lá, a delegação brasileira trouxe 308 medalhas, e uma delas é do ceilandense, que ganhou ouro no golbol. 

Bicampeão mundial e líder da Seleção Brasileira de goalball, Leomon Moreno, também é campeão parapan-americano. O atleta trouxe ouro para o Brasil e Ceilândia. 

Para Leomon, a paixão pelo golbol, começou com os irmãos mais velhos, que também são atletas, e por meio disso virou uma paixão de família. "Eu agradeço muito a minha família, pois o esporte para mim hoje é tudo e quero ser exemplo para outros, sejam de Ceilândia, de Brasília, do Brasil ou do mundo", disse Leomon. 

O atleta de Ceilândia foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura do Parapan de Lima, que aconteceu no Estádio Nacional do Peru.

Irmãos de Leomon, Leandro e Leonardo que foram os incentivos para o campeão Parapan-Americano 2019. Os dois jogam hoje pelo Uniace, time que perdeu para o Santos na primeira partida da Taça Brasília de GolBol.  

O que é golbol ? 

golbol, também conhecido por goalball, foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle, é um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Cada equipa joga com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.

A sua percepção é pelo tacto e audição; as linhas do chão são o motivo do jogo em que o tacto prevalece. A bola possui latidos para o grande uso da audição e assim eles podem saber em que direção a bola está indo. É um jogo que precisa de muita concentração, por isso o barulho ensurdecedor da torcida e da equipe é de extrema importância para o jogo.

Acesso à Informação
Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros