15 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais

Sol Nascente e Pôr do Sol agora são uma cidade

15/08/19 às 8h58 - Atualizado em 15/08/19 às 8h58

O governador Ibaneis Rocha sancionou o Projeto de Lei n° 350/2019 que cria Sol Nascente/Pôr do Sol – a 32ª região administrativa do Distrito Federal. O PL vai beneficiar 87.746 mil moradores da cidade (veja mais no vídeo abaixo). O chefe do Executivo local assinou o documento durante o programa Câmara Mais Perto de Você, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que realiza sessões legislativas itinerantes. A de hoje (14) foi no Sol Nascente.

Demanda antiga da população, a proposta foi aprovada por 21 deputados distritais nessa terça (13) em primeiro e segundo turnos. O objetivo principal do governo, ao criar a região, é melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

Ibaneis Rocha destacou que a sanção da lei não soluciona os problemas locais, mas, sim, o primeiro passo para o desenvolvimento das ações que o governo pretende adotar. “Todos diziam que era a maior favela horizontal da América Latina. Estamos dando dignidade à população. Vamos dar saúde, educação, segurança e, principalmente, a regularização, para acabar com as invasões. Os moradores ganharam representatividade e voz”, declarou.

strativa, haverá economia para o Estado. “Vamos racionalizar recursos e conseguir investir melhor e, se for para ter despesa para atender o povo carente, pode ter certeza que vou fazer. Quero dar, aqui, o desenvolvimento que todas as regiões do DF merecem”.

O vice-governador Paco Britto, também presente à solenidade, recebeu do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, reivindicações dos moradores e adiantou que fará uma reunião com órgãos do governo para tratar das demandas da população.

Ibaneis Rocha anunciou Goudim Carneiro como administrador da região e a construção da administração no local em frente à feira do produtor dentro de dois anos. Maranhense, o futuro administrador mora no Sol Nascente há 26 anos. Ele sempre esteve envolvido com lideranças comunitárias e movimentos sociais, defendendo a participação popular nas decisões.

Também estiveram presentes na sessão o secretário das Cidades, Gustavo Aires; da Juventude, Léo Bijos; da Fazenda, André Clemente; da Saúde, Osnei Okumoto; de Governo, José Humberto; de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras; de Esportes, Leandro Cruz; da Mulher, Ericka Filippelli; de Articulações Políticas, Renato Andrade e o adjunto da Casa Civil, Marcelo Martins.

Próximos passos

A lei prevê alguns o remanejamento de servidores da Administração Regional de Ceilândia para o novo órgão. Segundo a norma, Ceilândia prestará o apoio necessário para a região. Ibaneis Rocha também pediu aos órgãos agilidade nas obras. “Estamos fazendo os aditivos qualificados porque os projetos estavam malfeitos e mal executados. Também vamos acelerar a construção da rede hospitalar com a UBS [Unidade Básica de Saúde] e trazer uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento]”, ressaltou.

 

Acesso à Informação
Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros