20 de setembro

Administrador Fernando Fernandes visita áreas de nascentes em Ceilândia

25/06/19 às 17h27 - Atualizado em 26/06/19 às 13h27

No último dia 24 de junho, o administrador de Ceilândia, deputado e delegado Fernando Fernandes, em parceria com a 23ª DP E 19ªDP, visitou o Condomínio Vencedor e a Chácara 02 que tem nascentes, que são áreas permanentes de preservação ambiental. 'O que se percebeu na visita técnica, é que infelizmente essas áreas com nascentes estão cada vez mais escassas na cidade, o problema maior são as construções irregulares que crescem na região do Sol Nascente, provocando assim a destruição de nascentes que deveriam ser de preservação permanente.

As áreas verdes do Sol Nascentes estão sendo invadidas por lotes e sendo aterradas para construção de novas casas, e quando chegarem as próximas chuvas essas construções não irão resistir. “ Nós vamos trabalhar para que essa devastação seja impedida, pois nossa bacia do Sol Nascente não pode ser destruída assim, áreas verdes que deveriam ser preservadas estão sumindo, nesses locais haviam lagos, pequenos lagos e dezenas de nascentes, nosso empenho é para acabar com isso e fazer com essas áreas sejam respeitas e que possam tão logo serem um lugar de uso da população”, afirma o administrador, Fernando Fernandes.

Destruir nascentes é crime!

A Lei nº 12.727, de 17 de outubro 2012, é uma conversão da Medida Provisória nº 571 do mesmo ano e determina normas para a proteção de vegetação nativa.

A principal determinação sobre as nascentes é que não pode haver nenhuma construção em um raio de 50 metros do local. Além disso, caso o manancial esteja dentro de uma propriedade rural, o dono poderá elaborar atividades agrossilvipastoris, por exemplo, “sendo obrigatória a recomposição da mata em um raio mínimo de 15 metros”. A lei foi criada para proteger “vegetação, Áreas de Preservação Permanente e Áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal e o controle da origem dos produtos florestais”.