24 de agosto

Ceilândia e Brazlândia realizam Conferência de Saúde em Abril

4/04/19 às 14h06 - Atualizado em 4/04/19 às 14h06

Em 2019 ocorrerá a 16ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento de participação social no Brasil, que reunirá milhares de pessoas para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Nos estados e Distrito Federal, esse importante evento será precedido por etapas preparatórias, organizadas de forma a garantir a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo. A finalidade é avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

Nas regiões administrativas de Ceilândia e Brazlândia a Conferência de Saúde ocorrerá no dia 5 de abril de 2019, das 8h às 18h, na Escola Técnica de Ceilândia (QNN 14, Ceilândia Sul).

O evento será aberto ao público e todos os usuários, profissionais de saúde e gestores poderão participar, além de contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

O tema principal é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.

Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.